Contactos: 21 443 7818 | 969 239 311 | servicos.centrais@appa.com.pt   

Horário: Dias úteis, das 7:30 às 19:30!

A Creche desempenha um papel crucial no desenvolvimento das crianças, fornecendo um ambiente seguro e estimulante durante os primeiros anos de vida. Este período é fundamental para o crescimento físico, emocional, social e cognitivo das crianças, e a creche desempenha um papel vital nesse processo;

O nosso Infantário está abrangido pelo programa da “CRECHE FELIZ” com o apoio da Segurança Social, tendo 3 salas de Creche para dar resposta a crianças até aos 24 meses:

  • Sala de berçário com capacidade para 10 bebes, acompanhados por duas auxiliares e coordenado pela diretora técnica;
  • Sala 1 ano com capacidade para 14 crianças, a equipa desta sala é composta por uma educadora, uma auxiliar e uma auxiliar pivot;
  • Sala 2 anos com capacidade para 17 crianças, acompanhados por uma educadora e uma auxiliar.

O Pré-escolar também tem um papel importante no desenvolvimento infantil, proporcionando uma base sólida para o sucesso na educação e na vida. As experiências vivenciadas nesta fase moldam as habilidades sociais, emocionais, cognitivas e físicas das crianças, preparando-as para enfrentar os desafios da escolaridade e do convívio social. Existem 3 salas de Pré-escolar para dar resposta a crianças dos 3 até a entrada no 1º ciclo do ensino básico:

  • Sala 3 anos com capacidade para 25 crianças com uma educadora e uma auxiliar;
  • Sala 4 anos com capacidade para 25 crianças com uma educadora e uma auxiliar;
  • Sala 5 anos com capacidade para 18 crianças com uma educadora e uma auxiliar.

Área Educativa:

 
 
 
O Projecto Pedagógico do Infantário da Associação Popular de Paço de Arcos assenta numa pedagogia onde a criança é o centro da acção educativa. Procura impulsionar as crianças na construção activa dos seus próprios conhecimentos e aprendizagens.
 
O nosso Projecto Pedagógico baseia-se numa metodologia centrada na criança e com referência na Pedagogia de Projecto, nos modelos curriculares High-Scope e na Pedagogia de situação.

Projecto Educativo - 2023/2026 - “Pequenos Artistas, Grandes Obras”

O projeto “Pequenos Artistas, Grandes Obras”: é uma iniciativa educativa que busca explorar e nutrir a expressão artística das crianças, reconhecendo o valor único de suas criações.

Acreditamos que cada criança é um artista em potencial, capaz de produzir obras significativas quando fornecemos oportunidades adequadas e um ambiente estimulante;

O objectivo deste tema não é apenas fortalecer o talento artístico das crianças, mas também cultivar uma apreciação duradoura pela arte e criatividade;

Ao criar um ambiente onde cada criança se sente capacitada e valorizada como artista, esperamos contribuir para o
desenvolvimento holístico e a autoestima positiva de cada um.

Projecto Pedagógico - 2023/2024 - "Como eu sinto a Música e a Dança"

O projeto “Como eu sinto a Música e a Dança” surge da compreensão do papel fundamental que a música e a dança desempenham no desenvolvimento integral das crianças;

Procuramos proporcionar um ambiente enriquecedor, onde a expressão artística seja cultivada, promovendo não apenas a apreciação, mas também a participação ativa, contribuindo para o desenvolvimento emocional, social, cognitivo e motor das crianças.

Este projecto visa proporcionar uma experiência educativa que não desenvolva apenas habilidades artísticas, mas também cultive valores, promovendo o bem-estar emocional e social das crianças;

Ao explorar a música e a dança, pretendemos semear as sementes de uma jornada artística que as acompanhará ao longo de suas vidas.

Actividades Extra-Curriculares

Com o objectivo de completar a nossa prática educativa temos várias actividades extracurriculares adaptadas a cada faixa etária. No presente ano lectivo, na componente de apoio à família, disponibilizamos as seguintes actividades extra-curriculares:



Expressão musical (a partir da sala de 1 ano)

Em colaboração com o projecto “Bolinha de Música”, propomo-nos a trazer música aos mais pequeninos de uma forma lúdica e interativa. Além de exploração de vários instrumentos e materiais iremos abordar alguns conceitos musicais que são essenciais na primeira infância, tais como, ritmo, pulsação, dinâmica, entoação, amplitude, entre outros.



Motricidade Infantil (a partir da sala dos 2 anos)

Na aula de Motricidade Infantil, são trabalhados de forma lúdica aspectos essenciais ao desenvolvimento da criança, tais como a coordenação motora, a cooperação, a comunicação corporal, a memória e percepção, a autorregulação e o controlo.



Ballet (a partir dos 3 anos)

As aulas de Ballet têm como objetivo primordial ensinar a Sonhar… Para além de toda a estimulação motora, coordenação, autonomia, musicalidade/ritmo e alguma técnica, as crianças deverão potenciar a sua imaginação e criatividade, de forma a exteriorizar as suas emoções e muitas vezes servindo até para exorcizar alguns medos… Com regras e disciplina, as aulas de Ballet devem ser momentos de fantasia, com fadas, reis, princesas, bruxas e borboletas…

Loja:

Nota: apenas podem ser adquiridos no infantário!

O bibe é essencial para a frequência das crianças no infantário, por um lado para uniformizar as crianças, por outro para proteger a roupa de casa, de modo a não se sujarem durante as refeições ou durante a realização de actividades de sala. O bibe também é indispensável para a participação em passeios para que as crianças estejam identificadas.

O uso de bibe é obrigatório a partir da sala dos 2 anos, havendo por isso bibes de rapaz e de rapariga dos tamanhos 2, 3, 4 e 5.



Para a frequência da aula de motricidade é obrigatório o uso da t-shirt da APPA, bem como no verão para passeios e actividades no exterior.

Temos na secretaria do infantário à disposição das famílias t-shirts tamanho 2, 4, 6 e 8.

Voltar ao topo